Quem tem um negócio sabe bem que o mercado está em constante evolução. Novas tecnologias surgem, tendências aparecem a todo momento, ideias se transformam. E, claro, o comportamento do consumidor também muda.
Em um mundo cada vez mais atento a questões políticas e causas sociais, o superficial está perdendo a relevância. Hoje o consumidor não está mais interessado apenas em um produto. A decisão de compra agora também passa pelos ideais que a empresa carrega.
Uma marca é mais estimada quando as pessoas se conectam, identificando valores e crenças em comum. Assim, é criada a fidelidade e a confiança necessárias para ter clientes apaixonados. Para alcançar isso, a melhor forma de começar é simples: com um propósito claro.
Por definição da língua portuguesa, o propósito é a intenção de fazer ou deixar de fazer alguma coisa, um projeto, plano ou vontade. Mas, para uma empresa, é um pouco mais profundo do que isso.
O propósito de uma marca é aquilo que tem o poder de motivar, devendo obrigatoriamente refletir a sua essência. Não é somente sobre o que acredita, o que faz e quais são os diferenciais oferecidos. É principalmente sobre o que a marca quer oferecer para o mundo.
Pode parecer que esse propósito precisa ser algo grandioso e extremamente político. No entanto, não é necessariamente assim. Confira alguns propósitos de grandes marcas mundiais:
Nike: Trazer inspiração e inovação para cada atleta do mundo. “Se você tem um corpo, você é um atleta”.
Coca-Cola: Refrescar o mundo e inspirar momentos de otimismo e felicidade!
Disney: Trazer felicidade e magia para vida das pessoas.
Google: Organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil.
É importante destacar que todos os exemplos estão intrinsecamente ligados ao fazer de cada empresa. Por isso, essas 4 perguntas podem te ajudar a chegar na resposta sobre qual é o propósito do seu negócio:
– Qual o motivo da marca existir?
– Qual papel ela desempenha na vida dos clientes?
– Que tipo de soluções ela oferece?
– O que você quer mudar no mundo?
A partir desses pontos é possível identificar o que torna a marca especial e o que a move para além do lucro, cativando consumidores e conquistando relevância na sua área de atuação.
Sim, o propósito vai além do lucro, mas a verdade é que quando esse comprometimento é real, a tendência é que o sucesso da sua marca também aumente.
Prova disso é a pesquisa Global Consumer Pulse, realizada pela Aceenture Strategy. O levantamento mostrou que 83% do brasileiro preferem comprar de empresas que defendem propósitos alinhados aos seus valores de vida.
Além disso, a mesma pesquisa aponta que 87% afirma desejar mais transparência sobre a origem de seus produtos e condições de trabalho dos funcionários. Por isso, não hesite em se posicionar e falar sobre o que julga ser importante.
De nada adianta palavras bonitas se a realidade não reflete esse discurso. É extremamente fácil identificar incoerências, e na era digital é igualmente simples que essas incoerências sejam disseminadas, manchando a imagem da empresa.
Somente levante bandeiras que você, seus funcionários, produtos e serviços realmente se identifiquem. Caso contrário, além de não fidelizar clientes você ainda pode acabar gerando uma crise desnecessária.
É com autenticidade que você irá chegar mais longe. Quer definir o seu propósito e mostrá-lo para o mundo? Podemos te ajudar. Vem conversar com a gente!