Você já ouviu falar em Storytelling? O termo vem do inglês, e na tradução literal significa o ato de contar histórias. Na prática, é exatamente isso que essa técnica representa: a arte de transmitir mensagens de maneira cativante, com narrativas mais humanizadas, inspiradas em roteiros e livros para envolver o público e conectar emocionalmente os seus produtos e serviços com as pessoas. Mas, “como isso pode beneficiar o meu negócio?”, você deve estar se perguntando. Calma, nós vamos explicar tudo direitinho!
Desde muito pequenos, escutamos diversos contos e você já deve ter percebido que essas histórias são formas divertidas de entretenimento, mas também são uma grande forma de educar e passar lições às crianças. Existe um motivo – que vai além do lúdico – para ser desse jeito.
De acordo com o psicólogo Jerome Bruner, o cérebro humano tem 20 vezes mais chances de lembrar de algo quando está associado a uma narrativa, e com a sua marca isso não é diferente. Faça um pequeno exercício: como são as propagandas ou anúncios que vem primeiro a sua cabeça ou que você se lembra com mais facilidade? Aposto que a maioria delas contou alguma história que te tocou de alguma forma.
Ao crescermos, as histórias continuam nos acompanhando e nos marcando de forma profunda, seja em filmes, séries, livros e, agora, na internet por meio das redes sociais. Na era digital, todo mundo tem algo dizer, muitos têm mensagens incríveis – e todo mundo está compartilhando. Mas são poucos aqueles que sabem como transmitir essas ideias e se destacar entre as infinitas publicações postadas a cada segundo na imensidão do ambiente digital.
É aí que mora a importância de contar histórias, mas não qualquer história. Essa narrativa tem que fazer sentido para as pessoas que são o seu público-alvo, conversar com os desejos e necessidades e ir ao encontro dos valores delas. Ao fazer isso, sua empresa não está somente criando retenção da mensagem, como também garantindo uma comunicação mais humanizada com diversos benefícios para o desempenho e imagem da sua marca.
Conheça algumas dessas vantagens:
Como foi dito, o Storytelling tem a empatia necessária para criar conexão com o público. Sendo assim, ao ver a sua publicação no feed de suas redes sociais, essa pessoa se sentirá muito mais disposta a engajar com o seu conteúdo uma vez que se identifica de verdade com ele.
E nós não precisamos nem falar o quanto isso é importante, não é? Curtidas, compartilhamentos e comentários melhoram o seu alcance e geram mais reconhecimento para a sua marca. Além disso, clientes satisfeitos nas suas páginas aumentam a credibilidade da sua empresa e dão mais confiança para novos consumidores.
Anúncio vende, é verdade. No entanto, é necessário ter cautela, precisamos reconhecer que ninguém gosta de ser bombardeado por propagandas invasivas que buscam vender de maneira insistente. Esse tipo de abordagem na internet, por vezes, atrapalha a navegação das pessoas. Assim, a sua marca pode ficar associada a esse desconforto.
Já com o Storytelling, a promoção da sua marca e de seus produtos e serviços é feita de forma mais sútil. Uma história que tem o poder de criar identificação com o cliente aumenta as chances dessa pessoa querer conhecer mais sobre a empresa e não clique e compre somente por uma necessidade momentânea.
Todo mundo gosta de se sentir parte de algo, seja um grupo, uma tribo ou uma comunidade. Na verdade, se pararmos para notar, todos estamos, consciente ou inconscientemente, buscando fazer parte de algo. E quando as marcas conseguem despertar esse sentimento de pertencimento nas pessoas é quando se consegue fidelizar um cliente.
Quando aplicamos o Storytelling como estratégia de marketing para uma empresa, essa tarefa fica muito mais fácil. Esse tipo de comunicação têm o poder de gerar identificação das pessoas com a empresa, estabelecendo uma conexão mais profunda com o outro e os seus valores. Assim, sua marca cria um laço que é maior que qualquer venda. E aí, já tem ideias de como pode aplicar essa técnica e criar uma relação muito mais humana para a sua marca?